Como criar um site?

Como criar seu site

Mais do que nunca, ter um site é indispensável para o seu negócio, independentemente do tamanho dele. Um site é seu cartão de visitas online. E vamos combinar, quem não está online hoje em dia? Mas eu sei que isso não é novidade para você.

Muitas vezes você pode ter olhado para esse “mundo web” e ter achado ele muito confuso. Mas não se preocupe, não é, e nesse post vou te ajudar a entender um pouco mais.

Basicamente, nesse post vou te falar de dois pontos:

  1. O que você precisa para criar um site (Domínio e Hospedagem);
  2. Onde criar o seu site;

Então, vamos lá!

O que eu preciso para criar um site?

Nessa primeiro ponto, vamos abordar questões “estruturais”, que vem muito antes do tipo de plataforma ou linguagem de programação que você vai usar ou escolher. Estou falando do domínio e da hospedagem.

E não existe nenhum mistério aqui, é algo bem pontual.

Domínio é o seu endereço da web (é o www.seunome.com.br). Esse endereço é único, será apenas seu. E pra isso, você precisara registrá-lo em empresas de domínio (como o RegistroBr). Isso é um procedimento bem simples, onde você vai preencher os seus dados registrando a propriedade desse domínio em seu nome. E para isso, terá um custo em torno de R$ 40,00 por ano (as vezes algumas empresas de hospedagem oferecem valores menor, mas esse é o padrão base para o domínio com final “.com.br”).

Legal, entendi o domínio, mas e a hospedagem? É mais simples ainda.

A hospedagem é o local onde você irá guardar os arquivos e dados do seu site. É uma “gaveta”, um espaço na web para guardar os arquivos do seu site e fazer com que ele funcione.

Simples, não?!

O domínio e a hospedagem trabalham de forma complementar, e são configurados para trabalhar juntos. Mas você não precisa se preocupar com essas configurações se optar pelo serviço de hospedagem da EVCODE. Nós cuidamos de tudo para você, desde as configurações iniciais, até garantir o melhor funcionamento do seu site, sempre!

Agora que você já entendeu essa parte “estrutural” vamos para a 2ª etapa.

Onde criar um site?

Bom, esse ponto não é complexo, mas existem várias opções. Tantas, que vou dedicar um post exclusivo para detalhar melhor as diferenças e explicar a fundo algumas opções. Mas de maneira geral, você terá opções de sites de criação (como WIX, Google Sites, Criados de sites de Hospedagem e etc), Softwares de criação (como o WordPress) e programação “pura” (PHP, HTML e etc).

Como disse anteriormente, não se preocupe, vou fazer um post para detalhar bem as diferenças entre essas opções, te mostrando todos os prós e contras. Porém, já vou te indicar a melhor a opção, na nossa opinião (e de mais de 30% dos sites da internet): o WordPress.

Como criar um site em WordPress?

Como criar site em WordPress

Só para você ter uma ideia da popularidade do WordPress, ele é responsável por criar mais de 30% dos sites da internet. O seu maior concorrente (outro software de criação) o Joomla, tem apenas 3% de participação na internet. Diferença significativa, não?!

Mas então, por que escolher o WordPress e não outras plataformas? São inúmeros os argumentos, mas basicamente podemos dividir em:

Desempenho

Com o WordPress você terá um desempenho (tempo de carregamento do site, navegação e etc) muito melhor do que algumas plataformas de criação, como WIX, Shopify e etc. O fato do WordPress ter uma grande popularidade, faz com que muitas pessoas estejam envolvidas na melhora constante da plataforma, e isso realmente acontece na prática.

Customizações e Funcionalidades

Precisa criar seu site 100% customizado? O WordPress não vai te deixar na mão! Com ele você poderá customizar tudo que precisar, desde o layout (design do seu site) até as funcionalidades dele.

Facilidade de manutenção

Mais um ponto forte, é a facilidade de manutenção e gerenciamento do WordPress. Pois ele traz um painel administrativo, onde você mesmo poderá escrever seus posts e editar suas páginas de forma simples e prática. Sem precisar escrever uma linha de código, ou depender um programador.

Profissionalismo (custo x beneficio)

O WordPress, ao contrário de algumas plataformas (como WIX), é gratuito. Ele vai precisar apenas do domínio e hospedagem para funcionar. Com isso, ele se torna um excelente custo benefício, ainda mais pela qualidade e profissionalismo que ele entrega.

Para você ter uma ideia, o site da Casa Branca Americana é feito em WordPress. Não é pouca coisa né!

Para finalizar!

Espero que eu tenha te ajudado a entender um pouco mais desse universo da criação de sites. E caso, se ficou com alguma dúvida, não exite, deixei seu comentário ou entre em contato conosco! Será ótimo poder te ajudar.

E não se esqueça, conte com a EVCODE para criar o seu site, nós temos várias opções e condições especiais para você!

Até a próxima! Abraços

Compartilhe:
Facebook
WhatsApp
Email
LinkedIn

Deixe um comentário

Receba dicas no seu e-mail

Eduardo Villão
Eduardo Villão

É gaúcho, apaixonado por tecnologia e especialista em Wordpress. Atualmente trabalha com desenvolvimento web.

PUBLICIDADE